Para Memorizar

Arrependimento é mudança de atitude interior. (Mc 1:14-15)

Nossos comportamentos são tão diferentes uns dos outros que podemos dizer que em todo o mundo não existem duas pessoas iguais. Porém, diante de Deus, é possível distinguirmos três tipos bem característicos de pessoas:

Os incrédulos

São as pessoas que não creem em Jesus. Elas vivem de acordo com seus próprios pensamentos e intenções. Tudo que fazem tem a finalidade satisfazer seus próprios interesses. Desejam ser felizes, viver em harmonia, aproveitar a vida, praticar seus esportes, educar seus filhos, viajar, etc. Alguns não acreditam que exista qualquer deus, outros têm sua própria fé e buscam a espiritualidade que melhor atenda suas necessidades e interesses. A esmagadora maioria confunde amor com sexo e valoriza ao extremo a beleza física. Seus ídolos são aquelas e aqueles que entre eles são os mais fortes, os mais belos, os mais sensuais, os mais velozes, os mais habilidosos e os mais espertos e os mais ricos. Entre eles também estão as pessoas que buscam a própria felicidade mesmo à custa do sofrimento alheio, os gananciosos, os egoístas, os opressores, os que querem prevalecer pela força, os que fazem o que querem independente do que os outros pensam, os que enganam, os que roubam e os que matam. Como não há consenso entre eles, agrupam-se de acordo com suas afinidades e características e rejeitam os que pensam de maneira diferente. Por ser esse o estilo de vida reinante na sociedade, ele encontra grande exposição na mídia através de personalidades famosas e formadores de opinião, sendo que a própria mídia se encarrega de fazer a segregação daqueles que ela não aprova.

Os religiosos

São pessoas que acreditam em Jesus, mas ainda continuam vivendo para si mesmas. Não deixaram sua velha maneira de viver para viver como Jesus ensinou. Essas pessoas muitas vezes vão às reuniões da Igreja, oram, leem a Bíblia, dão os dízimos, mas seus olhos ainda estão voltados para as coisas dessa vida, para as coisas terrenas, assim como os incrédulos. Buscam a Deus para conseguir realizar seus próprios interesses: acertar questões familiares entre marido, mulher e filhos; resolver problemas financeiros; receber cura de enfermidades; encontrar explicações para as questões da vida e da existência; obter paz, consolo e proteção; ser liberto de drogas, vícios e impurezas; entre muitas outras coisas. Alguns entre eles continuam praticar iniquidades em segredo e atraindo atrás de si outros religiosos coniventes com seu erro.

Muitos religiosos tem seu estilo de vida e pensamentos inspirados nos incrédulos. Sua maneira de pensar, seu conjunto de valores, suas ações e reações, refletem um coração incrédulo revestido de uma capa religiosa. Muitos dos seus modelos e ídolos estão nas telas de Hollywood, nos campos de futebol, nas telenovelas e nas músicas do momento. As grandes preocupações dos religiosos são: ter uma vida agradável e ser salvo. Sua filosofia é mais ou menos essa: "como eu posso aproveitar os prazeres desse mundo e ter uma vida agradável sem perder a salvação".

Normalmente são pessoas perdidas nos próprios conflitos que tentam resolver, pois não estão dispostas a renunciar à sua maneira de fazer e pensar para sujeitar-se à palavra de Deus e seus mandamentos. Buscam orientação, amor, consolo e compreensão, mas normalmente não estão dispostas a buscar a Deus e amá-lo apesar de seus problemas e dificuldades.

Os discípulos

São aqueles que renunciaram a tudo para seguir a Jesus. Eles deixaram sua maneira de pensar e agir para aprender com Jesus a maneira que se deve viver para agradar a Deus. Seu objetivo não é apenas viver melhor, mas viver de uma forma que agrade a Deus. Buscam a Deus não para acertar questões familiares entre marido, mulher e filhos; resolver problemas financeiros; receber cura de enfermidades; encontrar explicações para as questões da vida e da existência; obter paz, consolo e proteção; ser liberto de drogas, vícios e impurezas; entre muitas outras coisas; mas porque amam a Jesus e desejam servir aquele que morreu e ressuscitou por eles. Como consequências as coisas acima começam a se acertar por que o Reino de Deus está se estabelecendo em suas vidas.

Amam intensamente a Jesus e estão dispostos a deixar empregos, namorados, namoradas, esposas, maridos, filhos, projetos, planos, filosofias, casas, carros, dinheiro e tudo o mais para seguir a Jesus e fazer a vontade do Pai. Seu maior prazer é o gozo do Espírito Santo e eles sabem muito bem o que é isso. Regozijam-se quando a obra de Deus avança e se entristecem quando ela é atacada.

Os discípulos também falham, erram e pecam e consideram a si mesmos os priores pecadores. Para eles, no entanto, o pecado é algo que rejeitam, resistem e buscam poder do Espírito para vencer diariamente tomando a cruz. Quando pecam confessam seus pecados para receber o perdão de Deus. Procuram também reparar seus erros restituindo as pessoas afetadas por eles.

Certamente os discípulos vão às reuniões da Igreja, oram, leem a Bíblia, dão os dízimos, mas seus olhos não estão voltados para as coisas dessa vida, mas para as coisas celestiais, onde Cristo está. Tem profundo interesse na conversão dos incrédulos, pois sabem que essa é a vontade de Deus, mas normalmente são criticados e rejeitados pelos religiosos que os chamam de extremistas, radicais, espirituais ou muito exigentes.

Por mais que eu fale sobre esses três grupos de pessoas, não vou conseguir descrevê-los com exatidão, mas vamos agora ver alguns textos da Palavra de Deus que estão relacionados a cada um desses grupos. É possível que quando você ler a referência vai pensar “ah, esse texto eu já sei o que diz”, mas peço que leia atentamente cada um deles.

Incrédulos

Rm 3:10-19  como está escrito: Não há justo, nem sequer um. Não há quem entenda; não há quem busque a Deus. Todos se extraviaram; juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. A sua garganta é um sepulcro aberto; com as suas línguas tratam enganosamente; peçonha de áspides está debaixo dos seus lábios; a sua boca está cheia de maldição e amargura. Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. Nos seus caminhos há destruição e miséria; e não conheceram o caminho da paz. Não há temor de Deus diante dos seus olhos.

Jo 3:16  Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Mc 1:15 O tempo está cumprido, e é chegado o reino de Deus. Arrependei-vos, e crede no evangelho.

Mt 7:13-14 Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz à vida, e poucos são os que a encontram.

Mc 8:34-35 E chamando a si a multidão com os discípulos, disse-lhes: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, salvá-la-á.

Lc 14:25-27  Ora, iam com ele grandes multidões; e, voltando-se, disse-lhes: Se alguém vier a mim, e não aborrecer a pai e mãe, a mulher e filhos, a irmãos e irmãs, e ainda também à própria vida, não pode ser meu discípulo. Quem não leva a sua cruz e não me segue, não pode ser meu discípulo.

Is 53:4-6 Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e carregou com as nossas dores; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós.

Rm 10:9-10 Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo; pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.

At 2:38  Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.

Religiosos

Mt 7:21-23  Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.

Mt 7:24-27  Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha. E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa; contudo não caiu, porque estava fundada sobre a rocha. Mas todo aquele que ouve estas minhas palavras, e não as põe em prática, será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia. E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa, e ela caiu; e grande foi a sua queda.

Mt 25:1-12  Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do noivo. Cinco delas eram insensatas, e cinco prudentes. Ora, as insensatas, tomando as lâmpadas, não levaram azeite consigo. As prudentes, porém, levaram azeite em suas vasilhas, juntamente com as lâmpadas. E tardando o noivo, cochilaram todas, e dormiram. Mas à meia-noite ouviu-se um grito: Eis o noivo! saí-lhe ao encontro! Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas. E as insensatas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão se apagando. Mas as prudentes responderam: não; pois de certo não chegaria para nós e para vós; ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós. E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o noivo; e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta. Depois vieram também as outras virgens, e disseram: Senhor, Senhor, abre-nos a porta. Ele, porém, respondeu: Em verdade vos digo, não vos conheço.

Cl 3:1 Se, pois, fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; porque morrestes, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória. Exterminai, pois, as vossas inclinações carnais; a prostituição, a impureza, a paixão, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria; pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência;

Ap 3:15-22 Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; oxalá foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és quente nem frio, vomitar-te-ei da minha boca. Porquanto dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um coitado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, a fim de ungires os teus olhos, para que vejas. Eu repreendo e castigo a todos quantos amo: sê pois zeloso, e arrepende-te. Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. Ao que vencer, eu lhe concederei que se assente comigo no meu trono. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Discípulos

Ef 2:8-10 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie. Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes preparou para que andássemos nelas.

Mt 28:18-20  E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.

Mt 25:19-23  Ora, depois de muito tempo veio o senhor daqueles servos, e fez contas com eles.  Então chegando o que recebera cinco talentos, apresentou-lhe outros cinco talentos, dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco que ganhei. Disse-lhe o seu senhor: Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. Chegando também o que recebera dois talentos, disse: Senhor, entregaste-me dois talentos; eis aqui outros dois que ganhei. Disse-lhe o seu senhor: Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.

Mt 24:45-47  Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o senhor pôs sobre os seus serviçais, para a tempo dar-lhes o sustento? Bem-aventurado aquele servo a quem o seu senhor, quando vier, achar assim fazendo. Em verdade vos digo que o porá sobre todos os seus bens.

Jo 15:1-5 Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o viticultor. Toda vara em mim que não dá fruto, ele a corta; e toda vara que dá fruto, ele a limpa, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado. Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

Ef 1:15-20  Por isso também eu, tendo ouvido falar da fé que entre vós há no Senhor Jesus e do vosso amor para com todos os santos, não cesso de dar graças por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações, para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê o espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele; sendo iluminados os olhos do vosso coração, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos, e qual a suprema grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, que operou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar-se à sua direita nos céus,

Cl 1:9-14 Por esta razão, nós também, desde o dia em que ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual; para que possais andar de maneira digna do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus, corroborados com toda a fortaleza, segundo o poder da sua glória, para toda a perseverança e longanimidade com gozo; dando graças ao Pai que vos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz,  e que nos tirou do poder das trevas, e nos transportou para o reino do seu Filho amado; em quem temos a redenção, a saber, a remissão dos pecados;

Efs 5:18 -21 E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós em salmos, hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração, sempre dando graças por tudo a Deus, o Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.

Co 14:26-31  Que fazer, pois, irmãos? Quando vos congregais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação. Se alguém falar em língua, faça-se isso por dois, ou quando muito três, e cada um por sua vez, e haja um que interprete. Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus. E falem os profetas, dois ou três, e os outros julguem. Mas se a outro, que estiver sentado, for revelada alguma coisa, cale-se o primeiro. Porque todos podereis profetizar, cada um por sua vez; para que todos aprendam e todos sejam consolados;

Ap 22:11-14  Quem é injusto, faça injustiça ainda: e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, santifique-se ainda. Eis que cedo venho e está comigo a minha recompensa, para retribuir a cada um segundo a sua obra. Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro, o princípio e o fim. Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestes no sangue do Cordeiro para que tenham direito à arvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.